Clínica de Reabilitação Zanatta

Conhecer outros Serviços...

Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. (conceito da ANDE – associação nacional de equoterapia, 1999).

Na equoterapia o cavalo é um agente facilitador de estímulos, e através dele se estabelece uma harmoniosa relação entre o praticante e a equipe, utiliza-se na terapia a similaridade entre o ritmo do movimento do animal e do ser humano.

Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Por outro lado, o cavalo também desempenha importantes estímulos psicológicos e cognitivos no praticante, portanto, deve ser considerado que além dos estímulos às funções motoras, também ocorre o desenvolvimento de vínculos afetivos entre o praticante e o animal.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

O animal torna-se um agente facilitador para as diversas intervenções a serem estabelecidas com a finalidade de promover melhorias da independência, do aprendizado e do bem estar do praticante.

É de fundamental importância o trabalho de uma equipe multidisciplinar capaz de escolher o método mais adequado a ser aplicado para o praticante da equoterapia, e também, capaz de acompanhar as medidas que promovam o bem estar, tanto do ser humano, quanto dos animais, contribuindo para o benefício da qualidade de vida de todos os envolvidos.

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psicológicos , educacionais e sociais, devido às várias possibilidades de aplicação da equoterapia, esta prática é indicada para pessoas com problemas neuro-motores, deficiências sensoriais, distúrbios comportamentais, seqüelas de traumas e cirurgias, síndromes diversas, AVC's, paralisia cerebral, distúrbios de aprendizagem e linguagem, transtornos de humor e de personalidade dentre outros.

Programas Básicos de Equoterapia

Hipoterapia: Neste caso, o praticante não tem condições para se manter sozinho a cavalo, necessitando de um auxiliar- guia para conduzir o cavalo, um mediador da área da saúde e algumas vezes, um auxiliar- lateral para auxiliar nas mudanças de postura e aumentar a segurança. O cavalo é usado principalmente como instrumento cinesioterapêutico.

Educação/Reeducação: Esse programa pode ser aplicado tanto na área de saúde quanto na de educação/reeducação. Nesse caso, o praticante tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo e pode até conduzi-lo, dependendo em menor grau do auxiliar-guia e do auxiliar- lateral. O cavalo passa a atuar também como instrumento pedagógico e psicológico.

Pré-Esportivo/Equitação:Também pode ser aplicado nas áreas de reabilitação e educação. O praticante tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo, podendo participar de exercícios específicos de hipismo. A ação do profissional de equitação é mais intensa, necessitando, contudo, da orientação dos profissionais das áreas de saúde e educação.O cavalo é utilizado como instrumento de inserção social.