A Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é um recurso fisioterápico realizado exclusivamente pelo profissional desta área, de forma individual, em piscina coberta e aquecida com temperatura entre 32 a 34°C. Tem a finalidade de tratar e reabilitar pacientes reumatológicos, ortopédicos, neurológicos, pneumopatas com doenças neuromusculares. Também muito utilizado para gestantes e idosos, por ter excelente resultado em redução de edema e alivio de dores articulares.
Na hidroterapia o terapeuta utiliza-se de técnicas com exercícios específicos, obtendo assim um melhor rendimento do tratamento, promovendo alterações fisiológicas significativas nos pacientes. O corpo pode ser tratado como um todo dentro da água, pois devido as suas propriedades, reduz a carga provocada sobre articulações e ossos, mantendo a resistência sem provocar lesões. Isso facilita a abordagem de pacientes com dores generalizadas, mas a doença para qual é prescrita a hidroterapia, sempre determina o método que deverá ser aplicado.
As vantagens da hidroterapia são:
- Alívio da dor;
- Redução de edema;
- Fortalecimento muscular ;
- Normalização do tônus musculares ;
- Relaxamento e alívio do stress;
- Melhora da amplitude de movimento (ADM);
- Diminuição do peso corporal quando imerso (devido ao empuxo que facilita manuseios, transferências e a marcha na água);
- Melhora do equilíbrio (estático e dinâmico)
- Estimulação sensorial, tátil e proprioceptiva
- Condicionamento cardio-respiratório
- Melhora da autoestima
- Melhora da independência funcional do paciente